École des Hautes Études em Sciences Sociales. Palavras-chave: migração internacional, novos fluxos migratórios, capitalismo, tojolabal, Chiapas. Keywords: international migration, new migration flows, estado, Tojolabal, Chiapas. A migração de chiapanecos pros Estados unidos é um fenômeno recente que adquiriu vasto potência e está transformando as execuções locais em quase todos os municípios do estado de Chiapas.
A mobilidade destes adolescentes não é apenas geográfica: eles movem-se, de forma eterno, de um emprego para outro. Ao contrário de outros grupos que conseguiram se decidir em um mesmo nicho de serviço, os adolescentes chiapanecos Das Margaridas têm circulado em todo o tipo de empregos.
Embora os migrantes indocumentados primo arrivants são o grupo que sofre de forma mais brutal das exigências de versatilidade e as condições precárias do emprego que lhes determina o mercado, esta não é uma circunstância exclusiva deles. Na fase atual da migração, os adolescentes tojolabales não conseguiram ainda construir uma única rota migratória coletiva na qual transitar juntos. Durante quase um ano, Omar ficou em teu povo; entretanto, no momento em que viu a oportunidade, voltou a emigrar, que devia muito dinheiro de sua primeira viagem. Desta vez o destino foi Califórnia.
- Acessórios para fortalecer as sombras e diminuir a luminosidade
- O Opus Dei recebe com ‘dor’ a prisão do padre português no Vaticano
- “Grey Ghost” – Mike Doughty
- Parque Dos Colomos
Primeiro chegou à cidade de Lamont, no condado de Kern. Após um tempo se deslocou para a cidade de Stockton e trabalhou lá em incontáveis ranchos do condado de San Joaquin. Quando o inverno chegou e terminou o serviço, Omar “se desesperó” e voltou de novo a Chiapas.
A migração dos jovens tojolabales, se caracterizou por ter períodos de dispersão provocados por fatores externos, que os obrigam a se mover de forma permanente em diversas direções. Entre estes fatores, desejamos revelar a subida ou descida da oferta de trabalho e o acrescentamento ou relaxamento do controle migratório, assim como este períodos de concentração, em que os adolescentes podem se estabelecer em grupo em um ponto fixo. Então, mesmo que cada jovem tenha seguido o teu respectivo itinerário, encontramos duas rotas principais na sua migração. A primeira tem como destino inicial para a Califórnia. Neste caso, os imigrantes que se estabelecem em diferentes localidades do condado de Kern, Tulare e San José. Não obstante, o principal ponto de encontro foi a cidade de Stockton.
Posteriormente, muitos desses adolescentes se deslocaram pra costa leste do nação, com finalidade de sair da agricultura e interagir com os adolescentes tojolabales que estavam daquele lado. A segunda amplo rota migratória vem sendo muito mais fragmentada.
Em um primeiro momento, os adolescentes se dispersaram-se por diferentes estados da costa leste (Flórida, Carolina do Norte, Carolina do Sul, virgínia, Virgínia Ocidental, Tennessee, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Washington, Alabama, Mississippi e Louisiana). Apesar das complicados condições que tiveram que encarar, os migrantes tojolabales têm feito grandes esforços pra formar “comunidade”.
Agora, depois da passagem do furacão Katrina, centenas de migrantes mexicanos, entre eles mais de setenta adolescentes tojolabales da localidade da floresta, chegaram a Biloxi com a expectativa de adquirir um ótimo emprego. Biloxi foi uma das cidades mais afetadas pelo furacão.
As vítimas “invisíveis” Katrina foram os migrantes indocumentados que se encontravam pela cidade; para eles não houve assistência humanitária. Em menos de duas semanas, os migrantes passaram de vítimas “invisíveis” e não conhecidas de Katrina, a mão-de-obra, que limpou e reconstruiu o que arrasou o furacão.
Quando acabou o serviço pela limpeza de detritos, a maior parte dos migrantes, tojolabales foram contratados por organizações de limpeza que são encarregados de fornecer a mão-de-obra para os casinos e hotéis. Antes da passagem do furacão Katrina, as companhias de limpeza utilizavam, sobretudo, mão-de-obra africana ou branca de escassos recursos. Depois da catástrofe, começaram a recorrer aos emigrantes latino-americanos. Para recrutá-los, não se recorreu a formas de contratação subrepticias; porém tratou-se de uma contratação sensacional, no entanto com documentos de identidade falsos.
