‘Os Militares Estão Voando Em Sucatas’

‘Os Militares Estão Voando Em Sucatas’

'Os Militares Estão Voando Em Sucatas' 1

A denúncia de Marques, que perdeu teu filho a bordo de um Super Puma. Base Aérea de Gando, esse de Grande Canaria. Um F-dezoito Hornet cospe fogo pela cauda e em um minuto o caça toca as nuvens.

A poucos metros do hangar, em uma pista paralela, as pás de um Super Puma de resgate levantam os 7.800 kg do helicóptero, que põe sentido para dentro do mar. Em Gando dorme com os olhos abertos. Em estado de alerta. É a rotina.

O primeiro pássaro está pronto pra atacar ou dissuadir o adversário. O segundo, armado com flutuadores, guindaste, cesto, o levita por sobre isso as águas com uma única tarefa: salvar vidas no Atlântico. Os caras estão voando com sucatas. Não há consolo nas expressões de Marques Ruiz.

No ano anterior, perdeu teu filho de vince e seis anos e “de imediato lhes tocou os seus amigos”, diz com ausência de ar durante o embate. Aquele acaso, que causou a morte de 4 militares, só sobreviveu Jhonander Ojeda. O fedelho voltou a ter outro sério imprevisto do qual assim como saiu vencedor em agosto passado. E seu nome estava na relação dos estrelados esta quinta-feira, 22. Três acidentes em somente 19 meses.

Eu não sabia que as condições em que voava meu Sebas, -continua o teu relato Sebastião Ruiz-. Soube mais tarde, à proporção que fui pesquisando. Então jurei que o resto de meus dias os dedicaria a entender a verdade. E nisto está, com 60 anos, o pai coragem de Chiclana (Cádiz), ex-vereador do PP, advogado de geração e funcionário do tribunal.

  • Irritabilidade, ritmo cardíaco irregular, palpitações ou tremores
  • Montanha-russa sentada
  • Cánovas del Castillo Vieira, Antonio (1921): O retoque fotográfico. Lisboa: Livraria Romo
  • o Que porte tem? – Comprimidos azuis em maneira de losango, em doses de 25, cinquenta e cem mg /
  • quinze janeiro, 2019 00:38

se Perguntando por que os altímetros -segundo ele – não medem com precisão, ou por que aeronaves como a que voava teu filho, paradigma aproximado ao que caiu neste momento, não dispunha de luzes próprias, tendo que iluminar com sinalizadores. É verdade que em 22 de agosto de 2015 queimou o motor de um aparelho em voo? Se não houve mais desgraças é a perícia dos pilotos. Não se destina o dinheiro bastante para a manutenção adequada das naves. Muitas das peças de reposição não são algumas, são de segunda mão, se aproveitam de outros aparelhos. Fortaleça as antigas e as colocam.

Todas não, todavia diversas sim. Como marcadores de gases de turbinas ou os que sinalizam a lubrificação do motor. Mecânicos e engenheiros dizem-me que um parafuso, uma borracha ou qualquer outra peça, por menor que possa ser, se não está em perfeitas condições, torna-se uma ameaça potencial pra segurança.

Pode estimular um imprevisto irreparável. Enquanto se celebra esta entrevista, em Gando começa a circular a conjectura, e o temor de que a voracidade dos tubarões na área do incidente se tivesse ganhado os corpos da tripulação do Super Puma afundado.

são Sebastião foi inteira e pede uma pausa. Ficamos para o dia seguinte, quinta-feira. Este ano, até 2015, tiveram que abortar duas vezes a saída de helicópteros. E uma terceira vez, a coisa poderia ter terminado em tragédia -diz de volta. O de agosto (referências consultadas por esse suplemento dão a data de vinte e dois do mesmo mês), o motor do helicóptero foi queimado no voo.