Catalunha, Privilegiada Pelo Investimento Do Estado

Catalunha, Privilegiada Pelo Investimento Do Estado

Catalunha, Privilegiada Pelo Investimento Do Estado 1

Na década 2005-2014, contando imediatamente com o projecto de Orçamento de Estado que acaba de dizer o Governo para o próximo ano, os investimentos atribuídas à Catalunha somam 28.Quatrocentos milhões de euros. A catalunha foi, juntamente com a Andaluzia, a comunidade autónoma mais beneficiada pelos investimentos do Estado nos últimos 10 anos.

Na precedentes apareceu assim como no grupo de cabeça, fruto normalmente, as negociações políticas bilaterais instituídas entre o Governo central e os nacionalistas catalães. Durante anos, foi frequente que os orçamentos -como aconteceu assim como com os sucessivos modelos de financiamento autónomo – se resolver, primeiro, entre o Governo central e os nacionalistas catalães, e depois encajaran os números globais com o resto.

O resultado foi que, entre 2007 e 2011, o que de entrada tinha garantido Catalunha nos Orçamentos Gerais do Estado se lhe acrescentavam centenas de milhões de euros. Nesses cinco anos Catalunha conseguiu uma dotação adicional de mais de 3.000 milhões de euros, um tratamento diferencial do que não gostava de nenhuma outra comunidade.

Com a chegada de Mariano Rajoy, o Governo acabou com essa prática. Desde o primeiro momento, deixa claro que os investimentos são guiarían por critérios objetivos, por uma relação de prioridades e, a começar por uma probabilidade de Estado. A cada independência lhe corresponderia o que, perante essas premissas, lhe tocasse em cada instante.

  • #658-vii-
  • Mar.2010 | 13:25
  • noventa e oito Henry M. Morris, Men of Science Men of God, Master Books, 1992, p. 79
  • quatro Setor automotivo
  • 1865: Auguste Comte e o positivismo (Auguste Comte and Positivism)

Mesmo desse modo, Catalunha continua ocupando uma posição de destaque na distribuição territorial dos investimentos estatais. Em média, a partir de 2012, irão parar à Catalunha onze de cada cem euros que o Estado dedica a investimentos regionalizados. No próximo ano, apesar de contar com uma cobertura de infra-estruturas pra si gostariam de a maior parte das comunidades, a Catalunha será a quarta região em que mais investirá o Ministério do Fomento. Desde 2007-contando bem como o projeto de orçamento de 2014-, o Estado atribuiu à Catalunha investimentos pelo valor de 23.374 milhões de euros. Praticamente ao mesmo tempo em que a Andaluzia (24.676), quase o dobro da Comunidade Valenciana (12.483) e cinquenta e seis por cento a mais do que a Comunidade de Madrid (15.027 milhões).

nos últimos 3 anos, com o Governo de Rajoy, os princípios de racionalidade, de investimento e de austeridade no gasto público são aminorado as posições. Mas não são punidos bem mais a Catalunha que o resto das comunidades. Concretamente, ainda existem comunidades que saem pior paragens.

em média, nos 3 últimos anos, os investimentos regionalizados do Estado foram reduzidos em 23 por cento. Apesar do tradicional tratamento privilegiado do que tem vindo a desfrutar da Generalitat, o Governo as tem apressado a colocar o grito no céu por cortes de investimento do estado.