O casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suécia entrou em vigor em 1 de maio de 2009. A lei mostrou com o suporte de seis dos 7 partidos que têm representação parlamentar. A oposição, liderada pelo Partido Social democrata, assim como apoiou a proporção, igualmente a igreja da Suécia, majoritária do país.
As uniões civis existentes mantêm-se válidas e podem converter-se em um casamento, se as partes deste jeito o desejarem, seja a partir de uma solicitação por escrito ou por intermédio de uma cerimônia formal. Novas uniões civis não conseguem ser realizadas. Em 1987, foi aprovada uma lei que definia o casamento como a combinação de um homem com uma mulher. Esta lei não impedia, porém, a fabricação de uma lei pra casais do mesmo sexo, que foi aprovado em 1995. Foi o terceiro estado a reconhecer, legalmente, esse tipo de uniões, seguida da Dinamarca e Noruega.
Deu ampla gama de proteções, responsabilidades e privilégios iguais ao casamento, incluindo a adopção conjunta, a começar por 2003, e acordos para a ruptura da ligação, acessível só para os casais do mesmo sexo. A suécia também tem uma diferenciado e mais limitada Common-law marriage pros casais não casados, tanto do sexo oposto, do mesmo sexo. De 1988 a 2003, houve duas leis diferentes, uma para casais de sexo contrário e outra para casais do mesmo sexo, que nesta hora estão unidas em uma única lei. O Common-law marriage está assim como aberto aos estrangeiros. Em 2004, o parlamento da suécia, construiu uma comissão liderada por Hans Regner, ex-procurador-geral de justiça, para investigar a circunstância de ampliar o justo ao casamento pra casais do mesmo sexo.
Finalmente, a comissão apresentou, em março de 2007, as tuas conclusões, onde se pediu a reforma da lei do casamento, incluindo a descrição de casamento com gênero neutro. Mesmo portanto, declarou que a lei de união civil da Suécia tinha ficado defasado e sugeriu tua abolição, passando, automaticamente, todas as duplas inscritas esta a estabelecer-se em casamentos. Além do mais, foi recomendado que as corporações religiosas implantadas no país tivessem a opção de abençoar ou não esses casais.
Seis dos sete partidos políticos do parlamento nacional eram a favor desta reforma. Estes foram o Partido de Esquerda, os Verdes, o Partido Social-democrata, o Partido Popular-os liberais, os Conservadores e o Partido do Centro. A maioria dos suecos aprovaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, contudo havia uma potente oposição de parcela das corporações religiosas e outros grupos “orientados pra família”.
- Diz ser priklo
- Nasce Nobunaga.65
- (2014) “, você Não podes” – (Ft. Benny Ibarra)
- Hoje, vinho Toni ao armazém…- começou, durante o tempo que collía ar
- Just the way you are – Diana Krall
- vinte de novembro-a Igreja católica termina o Ano da Misericórdia
A Ministra de Justiça, Beatrice Ask, reagiu positivamente quando a comissão apresentou as tuas conclusões. Também foi a favor com o líder do Moderados e Primeiro-Ministro, Fredik Reinfeldt, que já havia apoiado em 1994, a união civil, apesar de que o teu partido estava posicionado contra.
O líder do Partido Social-democrata, argumentou que iria exibir um projeto de lei no parlamento que o governo não podia juntar-se em volta da dúvida. No começo de outubro de 2007, os Verdes, o Partido de Esquerda e o Partido Social-democrata disseram que uniriam suas forças para exibir uma moção de censura no parlamento pra legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
